No mês de dezembro, a comunidade salesiana recebeu a notícia de que os padres Assis Moser, Pároco e Diretor Salesiano do Colégio Dom Bosco, e Adriano Aureo Toillier, coordenador da Pastoral Escolar, serão transferidos em 2020. Os padres atuaram na presença salesiana de Santa Rosa por, respectivamente, dois e três anos. A ordem da transferência veio do Conselho Inspetorial.
Quando consagrados, os padres fazem um voto de obediência, além de castidade e pobreza. Por isso, ao serem ordenados, é preciso cumprir o aconselhamento do Inspetor, apesar dos laços criados na comunidade. “Vou feliz pois vou obedecer a proposta que o inspetor me fez. Apesar da saudade, que já aperta no peito, fico contente pelas amizades que fiz e pela vida que aqui vivi”, relata padre Assis.
Mesmo tendo ficado apenas dois anos em Santa Rosa, padre Assis recebeu o aconselhamento de transferência para Itajaí, Santa Catarina, após uma reunião do conselho inspetorial. “Lá também tem um colégio grande e uma obra social que atende 600 jovens diariamente, além da paróquia”, conta Assis, que partirá na segunda semana de janeiro.
Já o padre Adriano será transferido para Ponta Grossa, no Paraná, após três anos em Santa Rosa, cidade onde realizou os primeiros três anos de ministério. “Deixo minha gratidão a essa cidade que me acolheu tão bem. Com alegria, pude aprender e ensinar”. Nessa nova etapa, além do trabalho na paróquia, Adriano ajudará como padre referencial no trabalho com a juventude nas presenças salesianas do estado do Paraná. “Agora, parto para uma experiência diferente, na paróquia e na animação juvenil”.
A Inspetoria Salesiana São Pio X, responsável pelas ordens de transferência, tem sede em Porto Alegre. Ela conta com 81 salesianos distribuídos em 13 cidades dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.