Desde o início do ano, os estudantes da terceira série do Ensino Médio do Colégio Salesiano Dom Bosco, realizam diversas atividades para complementar o aprendizado que tiveram em sala de aula. Entre essas atividades está o projeto Júri Simulado, desenvolvido no componente curricular de Língua Portuguesa.
Inicialmente, os estudantes visitaram o Fórum da cidade e tiveram a oportunidade de assistir um Júri de verdade. Isso foi possível devido a colaboração da Dra Vanessa Medeiros, Juíza da Comarca de Santa Rosa. Na oportunidade, os alunos conheceram o funcionamento do órgão e a função do corpo de jurados.
Após a visita, iniciou a preparação para o Júri Simulado. Eles estudaram alguns casos para escolher qual simulariam e se dividiram entre acusação e defesa, tudo através de diálogo e votação entre os próprios participantes. A advogada, Lila Collares, que é mãe da aluna Luíza Collares, uma das participantes do Júri Simulado, também orientou os estudantes durante a produção do roteiro. A Coordenação, Orientação e Direção da escola também contribuíram com todas as etapas do projeto.
O estudante Lucas Rippel, da terceira série do Ensino Médio, interpretou um advogado de acusação durante o Júri Simulado,“ Achei a atividade muito válida. Compreendemos melhor o sistema legislativo do Brasil e exercemos o civismo”. O simulado contou também com a participação de 15 alunos da segunda série do Ensino Médio, que atuaram como jurados. Eles puderam compreender a simulação, para que no próximo ano sintam-se preparados para realizar a atividade.
De acordo com a professora que coordenou a atividade, Jéssica Mezadri, a principal proposta do projeto é trabalhar o caráter persuasivo, “O Júri Simulado possibilita que os alunos desenvolvam o protagonismo juvenil, a dicção e a oratória do discurso persuasivo”. A atividade também contribui para que os estudantes reconheçam se desejam ou não atuar profissionalmente nessa área.