O Colégio Salesiano Dom Bosco, situado na rua Santa Rosa, 536, na cidade de mesmo nome, no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, é uma instituição de educação, ou mais propriamente uma escola no seu mais amplo sentido. É de propriedade da Congregação Salesiana, fundada no dia 19 de dezembro do ano de 1859, na cidade de Turim, norte da Itália, pelo Pe. João Bosco, declarado santo no ano de 1934, hoje São João Bosco ou como é também chamado, Dom Bosco.
Foi fundado e ainda é dirigido e administrado pelos Salesianos de Dom Bosco, padres e irmãos integrantes da referida Congregação. É, portanto, uma escola que se rege pelos princípios da Igreja Católica. O denominativo “salesiano” ou “salesianos” origina-se da grande devoção de São João Bosco a São Francisco de Sales, um eminente e sábio bispo de Genebra, na França, nas décadas de 1600 a 1620, declarado pela Igreja santo no ano de 1655. 
 

NOSSA HISTÓRIA EM SANTA ROSA

 
Em 1º de novembro de 1959 os Salesianos de Dom Bosco iniciaram a obra salesiana em Santa Rosa. Inicialmente dirigindo e administrando a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, o que realizaram até 1988. Em seguida, respondendo aos anseios da população de Santa Rosa que se constituíra numa “Associação Pró-Ginásio Masculino”, no dia 24 Maio de 1960 deram começo ao “Ginásio Salesiano Dom Bosco”, com funcionamento nas dependências do Colégio Santa Rosa de Lima, num gesto muito gentil das Reverendas Irmãs Franciscanas.
Enquanto isto crescia a expectativa do novo colégio católico masculino. A construção dos prédios teve inicio em 1964, numa área anteriormente cedida pela “Associação” aos Irmãos Maristas e posteriormente entregue aos Salesianos. Em 1966 já estava pronto o novo Colégio, que em 1968 implantou o então denominado Segundo Grau. O Ginásio Salesiano Dom Bosco passou então a chamar-se Colégio Salesiano Dom Bosco. Não foi possível continuar por muito tempo como colégio só masculino, e assim em 1969 já frequentavam as salas de aula também as alunas, tornando-se assim um colégio misto. 
Foi neste ano de 1969 que junto ao Colégio Salesiano Dom Bosco foi fundada a Faculdade de Educação, depois denominada Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco. Isto motivou nova mudança de denominação, passando a se chamar Instituto Educacional Dom Bosco, como entidade mantenedora de toda a obra educativa, ficando o Colégio Salesiano Dom Bosco a entidade mantida pelo Instituto.
Hoje o Instituto Educacional Dom Bosco é fisicamente constituído por seis grandes blocos: um, onde se localiza a escola propriamente dita, uma ala para serviços de administração e serviços religiosos, um grande e bem aparelhado ginásio de esportes, uma piscina semi-olímpica, uma ala para a educação infantil e um prédio amplo para ministrar cursos gratuitos de pré-profissionalização, perfazendo uma área construída de 10.587m², ocupando um imóvel de 49.966m².
 

ATUAÇÃO MUNDIAL

 
Não é só em Santa Rosa que há um Colégio Salesiano, ou frente de trabalho dos Salesianos, quer como escola, como Igreja, como centro de profissionalização ou outros, com o nome de Dom Bosco ou não. Os Salesianos de Dom Bosco são um grupo de padres e irmãos em número de 17.500 elementos, trabalhando ombro a ombro com outras 17.000 freiras católicas também denominadas Salesianas, porque também elas fundadas por Dom Bosco, e se fazem presentes nos cinco continentes, de norte a sul, de leste a oeste do mundo, num total de aproximadamente 130 países, em vários milhares de agências de educação e formação humana e cristã.
No Brasil o montante deste trabalho é efetuado em aproximadamente 280 pólos de ação, dos quais 110 são escolas como tais, e os restantes, centros de atendimento educativo, social e religioso, marcando presença em 19 Estados e em dezessete capitais.
No número das escolas está o Colégio Salesiano Dom Bosco ora aqui apresentado.
 

© Colégio Salesiano Dom Bosco - Todos os direitos reservados.

NDA2 Conteúdo e Convergência