É uma das atividades físicas mais significativas da antiguidade. A dança e a sociedade estão sempre juntas. Não há como falar da dança sem percorrer a grandeza de sua trajetória ao longo dos anos, nem deixar de falar do homem, da sua corporeidade e necessidades.

A dança na escola completa e equilibra o processo educativo em todas as suas formas de exercício, destacando-se por ser uma das atividades mais completas, além de concorrer de forma acentuada para o desenvolvimento integral do ser humano.

A dança permite possibilidades e potencialidades de movimento e a consciência corporal para atingir objetivos relacionados à educação, saúde, prática esportiva, expressão corporal e artística.

A dança pode ser uma ferramenta preciosa para o indivíduo lidar com suas necessidades, desejos, expectativas e também servir como instrumento para seu desenvolvimento individual e social. São muitos os benefícios que vão desde a melhora da autoestima, passando pelo combate ao estresse, depressão, até o enriquecimento das relações interpessoais.

“Uma criança que participa de aulas de dança se relaciona melhor com os colegas e encontra mais facilidades no processo de alfabetização”. 

Os alunos passam a se conhecer melhor e a conhecer melhor os outros, a explorarem o mundo da emoção e da imaginação, a criarem, a explorarem novos sentidos, movimentos livres.

“A dança na escola não é arte do espetáculo, é a educação através da arte”.

Desta forma a educação através da dança possibilita a formação de cidadãos com uma visão mais crítica, autônoma e participativa de sociedade em que vivemos, visando a uma transformação social.

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